domingo, 30 de junho de 2013

Brasil versus Espanha

A Espanha é uma senhora elegante, de hábitos refinados. Mulher bem criada, passou pelas melhores instituições de ensino, domina vários idiomas, conhece restaurantes requintados, sabe usar todos os talheres, frequenta palácios sem fazer feio.
O Brasil é um adolescente estabanado, que abandona tênis e sapatos pelos quatro cantos, que se esquece de fazer o dever de casa, que já repetiu ano, que cola de vez em quando, fala o português cru das ruas nuas, onde se esbaldava nas peladas, isso antes dos campinhos de terra serem transformados em gaiolas de concreto.
A Espanha é racional, toca piano a diversas mãos, aprecia geometria, seu palco é dividido por vários protagonistas, mas tantos que quase se tornam coadjuvantes...
do próprio palco.
O Brasil é intuitivo, cada qual com seu pandeiro, gosta de pagode, pois geometria só no cabelo, tem um protagonista de calção e um estrategista que adora caução, cautela, que repete a mesma canção, fazendo de maior aliada...a espera.
A Espanha é psicanálise, é whisky, é reforma agrária, é distributiva, é paciente.
O Brasil é papo de bar, chopp bem gelado, é latifúndio de sonhos impacientes, é concentração de ansiedades, disfarçadas em piadas prontas e outras...improvisadas.
A Espanha é Ortega y Gasset.
O Brasil é o Profeta gentileza, é Casseta e Planeta.

Um comentário:

  1. Muito original o seu texto. Só você mesmo!
    E essa inspiração faltando quinze minutos para o início do jogo. Parabéns. Você parece espanhol, pois muitos brasileiros nesse momento já estavam cheios de cerveja...

    ResponderExcluir