terça-feira, 10 de setembro de 2013

belezas sucessivas

Li um artigo sobre a limitação temporal da beleza feminina. Aos trinta e cinco anos,
a sedução outrora natural daria lugar a cosméticos e outros apetrechos que "esconderiam" as imperfeições. Simpatia e charme, por exemplo, seriam substitutivos para a exuberância física que, após três décadas e meia, simplesmente fugiriam do corpo da mulher. 
Engraçado ler isso, pois a minha concepção de beleza é bastante diferente. Não acredito que mulher alguma precise de paliativos químicos para manter-se atraente, desejável. Ao contrário, o tempo ensina ao corpo muito mais do que truques coreográficos. Eu respeito e aprecio os registros biográficos na pele feminina. Não os considero depreciativos ou atemorizantes. Antes disso, são como traços intuitivos de um pintor genial, que sabe e deseja que a tinta amolde-se ao passar dos anos e garanta à obra belezas sucessivas e não a preservação de um ideal utópico que a aprisionaria, apequenando o que não tem limites nem no tempo e muito menos na imaginação.

3 comentários:

  1. Viva o Hélcio! Há algum tempo, ouvi mais ou menos isso de outro espécime masculino. Vocês são lindos e, pensando assim, retribuem o que achamos dos homens que vão ficando grisalhos, rumo ao charme total dos cabelos brancos!
    De mais a mais, nenhuma beleza exterior vale alguma coisa se o interior não acompanhá-la.

    ResponderExcluir
  2. Beleza é mesmo conceito holístico, Angela.

    ResponderExcluir
  3. CONVITE
    Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
    Eu também tenho um, só que muito simples.
    Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
    Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
    Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
    E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
    Força, Paz, Amizade e Alegria
    Para você, um abraço do Brasil.
    www.josemariacosta.com

    a

    ResponderExcluir