quarta-feira, 9 de maio de 2012

Sísmico


... desvendar desse jeito a alma distante...diz tanto, mas tanto que seja a ser...excesso. Grita, berra em mim algo que não me cabe, que não cabe em meu território tão exíguo, um suor que transborda, que deslisa e desliza (com s e z mesmo). Não raras as noites surpreendidas pelo resíduo de dias que teimam em não adiar o sol. Inúmeros os dias incomodados pela lua onipresente, que não se importa com os ruídos da cidade, com os hábitos das pessoas apressadas, em busca do que sequer imaginam. Uma incômoda lacuna que cisma em anunciar-se, em instalar-se em meus arredores, em meus suores.
Também cismo em viver, aliás, é sísmico meu viver, pois há tremores que sacodem todas as perspectivas. Fendas no chão, por onde desaparecem ilusões vencidas, cujo espaço é instantaneamente ocupado por serelepes anseios.
A paciência que os anos me ensinaram é paradoxalmente impaciente. Ela quer, ela deseja, ela arde, cedo ou tarde.
Há constante urgência nos olhares que habitam meus olhos. Será que vem deles o excesso ou sou eu a não ter acesso a esses lugares?

8 comentários:

  1. A perspectiva é irmã da expectativa. A primeira visualiza, cria, elabora o sonho para atingir o mais longíquo, porque sabe que a probalidade pode ser, pode ser, mesmo que distante, quando braços a instante não alcançam. Tem de certa forma os pés no chão, sabe que tudo está na razão de arquitetar o possível...
    A expectativa porém é inquieta, não descansa a procura da chave para se ter com a porta aberta. Pára tudo, não sossega, ensimesmada pelo que não vê e ter que ser aqui e agora e por qualquer aparente se confundi, tamanha a vontade a deixar que todas as outras coisas percam a sua importância...
    Da tua pergunta, ambos. Mas não podes alcançar a tudo ao mesmo tempo. Para se chegar a ilha, precisas navegar, mas a tua perspectiva sabe que precisas de um barco ou de ires a nado, enquanto a expectativa chora, tem que ser agora, porque dificulta o trabalho. Tudo é uma questão de tempo e, para quem tem pressa, e como condução a impaciência, isto tudo é atrapalho, as impossibilidades...

    Meu amigo, bem sei o que é isto e por isto tanto deixei de viver as coisas que estavam a minha volta. Decidir não mais sair com a expectativa na minha sacola, estava ela a acabar comigo...
    Decidir construir possibilidades para atingir as minhas perspectivas. Pego a listas e vou ticando as prioridades, elaborando mapas, buscando atalhos, sem deixar contudo em haver as exigências. O que não posso é deixar pendências para não ter que voltar. O percurso é unico, porque nem todos os atalhos atinge o intento, o que faz parte do sistema...

    Helcio, estou sempre por aqui a te lê e gosto de tuas divagações, vezes comento outras não, aquilo que nos toca é a razão lendo o outro a gente também se vê...

    Bom dia pra ti

    Bjs

    Livinha

    ResponderExcluir
  2. Livinha, essa inquietude se repete, como um mantra...e é tanta a vontade, expressa em saudades tão múltiplas que até sinto falta do que ainda não tive. Não é assim por que eu queira, não é sempre atraente estar à beira, preenchido e impreenchido até a borda, equilibrando-me na corda, a mesma corda em que estendo angústias encharcadas, para que sequem, a mesma corda que toco, como harpa mutilada, para que não fique calada a minha canção.
    Bom te ler, te ver nessas palavras tão humanas, que me trazem aconchego, pois chego perto desse acalentar.
    Bom dia!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Também cismei em viver =) lindo texto...para vidas cheias de tremores e emoções. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Bendita cisma, não é mesmo, Alice?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Há muitos olhos dentro dos olhos,
    é preciso saber desvendar.

    ResponderExcluir
  6. Há inúmeros caminhos dentro dos caminhos,
    é preciso caminhar.

    ResponderExcluir
  7. Perdi o fôlego... vc me traduziu, me desvendou sem que eu tivesse como me encobrir! É da minha alma que vc falou... Há em mim esse excesso, mas também me entupo de escassez... acho que é a idade, Hélcio!
    Beijos pra vc.

    ResponderExcluir
  8. Lua, quanta honra por traduzir alma tão sensível!
    Bjs.

    ResponderExcluir